Falar da prática de leitura em sala de aula parece mais simples do que abordar a própria prática. Enquanto leitora, sempre me considerei muito eclética, pois como não nasci em ambiente que proporcionasse a leitura e sempre li o que me caía em mãos, por indicações de colegas ou motivada pela própria curiosidade de desenvolver o mundo.
Então, foi através dessas experiências e das visitas constantes à biblioteca da escola que conheci umas das obras de Veríssimo, Olhai os lírios do campo, uma obra encantadora, que dentre muitas outras, essa foi a que me traz lembranças eternas.
O conflito vivido em toda trama fazia com que a fascinação pela história buscasse a cada dia, resolver os meus próprios conflitos. Passeava quase que de mãos dadas com as personagens por àqueles campos de lírios, sentindo o cheiro de cada um deles.
Anos mais tarde, pude acompanhar pela TV uma exibição em capítulos da novela, escrita por Geraldo Vietri e Wilson Rocha, desta mesma obra. Acompanhar dia a dia a história foi como se tudo o que havia imaginado através da leitura fosse se concretizando capítulo por capítulo.
Por isso, toda vez que planejo um novo tema a ser tratado com as turmas, logo imagino alguma imagem, filme ou música para motivá-los. Já que temos infinitas alternativas a nosso favor para desenvolvermos a prática da leitura neste mundo contemporâneo e essa prática exige uma nova dinâmica no processo ensino-aprendizagem, então fazer uso das TICs em nosso planejamento talvez seja um alvo perfeito para conquistar novos leitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário